Organização de stickies na "Portuguese Community"

  • Oi comunidade lusófona,


    Eu sou Aru, moderador do foro faz já mais de uma semana. Eu queria ser mod para ajudar na organização da comunidade espanhola, onde eu ja fiz algumas modificações com os stickies para que o subforo tenha toda a informação mais accesivel e evitar o monte de topics perguntando quando é que o server vai voltar.



    Essa é a organização que a gente tem no subforo em espanhol:



    1) Regras pra jogar um mmo: tem muita gente que é nova nos mmos, que chegou até o DBOG por causa de DB, DBZ, DBGT ou DB super. Tem um membro da comunidade que escreveu algumas regras para que a experiencia da gente seja muito melhor in game.
    2) Recursos DBOG : aqui tem guias e tutoriais feitos ou traduzidos na lingua do subforo.
    3) Guilds : para os que quiserem postar uma descriçao da sua guild lusofona.
    4) Status do servidor: para atualizar o status dos channels e do servidor.
    5) Lista dos bugs : ficou claro acho biggrin.png



    Cada comunidade tem necesidades diferentes. Essa organização daqui e só um exemplo. Esse thread é para propor outros stickies ou para falar se voces estão interessados.



    Espero suas respostas smile.png



    Aru peace.gif

  • Deveriam sub-dividir a comunidade portuguesa , porque existe dois tipos distintos , PT-BR e PT-PT .


    No meu caso , sou PT-PT , Nacionalidade Portuguesa , e acho que por mais que as linguas tenham as mesmas origens e sejam muito semelhantes , Brasileiro e Portugues continua a ser diferente e muitas das vezes a problemas na comunicações entre estes dois grupos . (muitas das vezes derivado do calão proveniente de varias zonas de ambos os paises)

  • Deveriam sub-dividir a comunidade portuguesa , porque existe dois tipos distintos , PT-BR e PT-PT .


    No meu caso , sou PT-PT , Nacionalidade Portuguesa , e acho que por mais que as linguas tenham as mesmas origens e sejam muito semelhantes , Brasileiro e Portugues continua a ser diferente e muitas das vezes a problemas na comunicações entre estes dois grupos . (muitas das vezes derivado do calão proveniente de varias zonas de ambos os paises)

    Obrigado pela resposta Peedow, eu compreendo o que estas a dizer. Na verdade eu sou nem PT-PT nem PT-BR. Aprendi português do Portugal e depois morei no Brasil. Peço desculpas pelos meus erros, faz muito tempo que não falo nem escrevo.


    Podes me dar um exemplo disso no sub-foro? Eu não sou um usuario frequente desta secção, então não sei quais são as repercussões aqui na comunidade. Se tiver problemas nas comunicações, falarei com o staff dessa sub-divisão.

  • Obrigado pela resposta Peedow, eu compreendo o que estas a dizer. Na verdade eu sou nem PT-PT nem PT-BR. Aprendi português do Portugal e depois morei no Brasil. Peço desculpas pelos meus erros, faz muito tempo que não falo nem escrevo.
    Podes me dar um exemplo disso no sub-foro? Eu não sou um usuario frequente desta secção, então não sei quais são as repercussões aqui na comunidade. Se tiver problemas nas comunicações, falarei com o staff dessa sub-divisão.

    Em PT-BR,ha muitas gírias que usamos em fóruns,isso também não facilita muito a comunicação entre os portugueses e brasileiros.

    15359_ffwu.gif tumblr_o9v1o35HRL1ujwg5zo1_500.gif

    "How is this color? Isn't it beautiful? If I were to name it in your style, it would be...Rosé. Yes...Super Saiyan Rosé." <3<3<3<3
  • Em PT-BR,ha muitas gírias que usamos em fóruns,isso também não facilita muito a comunicação entre os portugueses e brasileiros.

    Eu sei Thiago, eu conheço muitas gírias PT-BR, mas quando eu falei exemplos era para conhecer exemplos reais que tenham acontecido aqui no sub-foro. Voce viu alguma coisa? Poderia me mostrar um link pro post ou o thread em questão?

  • Eu sei Thiago, eu conheço muitas gírias PT-BR, mas quando eu falei exemplos era para conhecer exemplos reais que tenham acontecido aqui no sub-foro. Voce viu alguma coisa? Poderia me mostrar um link pro post ou o thread em questão?


    Links eu não tenho aqui,mas posso dar exemplos de diferenças como por exemplo :



    Nacionalidades: Nomes de países e suas nacionalidades se escrevem diferentes


    Significados: Existem algumas palavras que usamos todos os dias no Brasil que são ´´ofensivas´´ em Portugal


    E outros que não me lembro agora :dpeace:

    15359_ffwu.gif tumblr_o9v1o35HRL1ujwg5zo1_500.gif

    "How is this color? Isn't it beautiful? If I were to name it in your style, it would be...Rosé. Yes...Super Saiyan Rosé." <3<3<3<3
  • Eu compreendi mesmo e conheço algumas diferenças. No espanhol também tem diferenças entre os diferentes paises (não é so América Latina vs. Espanha, também tem diferenças entre latinoamericanos). Eu sei que pode ser ainda maior no caso do português, mas se não existir exemplos reais na prática do foro, uma mudança desse estilo não tem base. O tamanho e a comunicação numa comunidade são importantes. Dividir sem razão prática não tem justificação. Nos seus dois exemplos tem soluçoes muito simples:


    Se precisar falar de uma nacionalidade, fala do Portugal e não português.
    Se alguém se sente ofendido, é so falar e ter cuidado com o uso das palavras, com a consciencia dessas diferenças (isso também existe em espanhol).


    Pode trazer mais exemplos se quiser, mas se na prática não aconteceu nada então esta muito dificil, acho que o staff e o Daneos não vão considerar essa sub-divisão mesmo.


    Enquanto aos stickies, nenhuma opinião?

  • Acho a ideia muito legal,mas pode lotar muito o fórum com isso e isso não seria legal ||||

    15359_ffwu.gif tumblr_o9v1o35HRL1ujwg5zo1_500.gif

    "How is this color? Isn't it beautiful? If I were to name it in your style, it would be...Rosé. Yes...Super Saiyan Rosé." <3<3<3<3
  • Obrigado mod, isso irá ajudar muito. Espero que renda essa informação.
    Tenho uma pergunta: Reportar bug's, pode ser aqui mesmo ou tem alguma área especifica em PT-BR para divulgar ?

    Oi damex, é justamente isso que eu gostaria de criar, um sticky onde a gente possa reportar bugs em português.



    5) Lista dos bugs : ficou claro acho

  • Eu deixaria do jeito que esta, afinal quase ninguém usa as outras areas de linguagem, então só ficaria mais pesado o forum, em questão do pt_pt e o pt_br é a mesma coisa muda uma palavra ou outra, mais eu entendo tudo, eu que n sou fluente em inglês nunca uso a portuguese area, e como os custos de Portugal são menores que no Brasil, muitos portugueses tem maior conhecimento do inglês que os Brasileiros, então n vejo motivos pra dividir, sendo que a linguagem é a mesma.

  • Eu deixaria do jeito que esta, afinal quase ninguém usa as outras areas de linguagem, então só ficaria mais pesado o forum, em questão do pt_pt e o pt_br é a mesma coisa muda uma palavra ou outra, mais eu entendo tudo, eu que n sou fluente em inglês nunca uso a portuguese area, e como os custos de Portugal são menores que no Brasil, muitos portugueses tem maior conhecimento do inglês que os Brasileiros, então n vejo motivos pra dividir, sendo que a linguagem é a mesma.

    Obrigado pelo seu comentario Sned. Eu tampoco uso essa area, é justamente por isso que tava precisando da opinião dos usuarios.


    Na Portuguese community tem: quase 450 threads, et +3000 posts no total, sendo assim a 2nda comunidade em termos de threads e a terceira em termos de posts. Esses numeros e os threads que eu consegui ver nas primeiras paginas me fazem pensar que aqui tem muita gente que coloca monte de threads, mas tem poca conversa neles.


    Na French community tem 250 threads e +4200 posts: viu a diferença? São só coisas que eu vi e achei interessantes.


    A organização é para melhorar a conversa, reduzir o N° de threads e manter ou aumentar a quantidade de posts. Acha que ficaria mais pesado o forum assim? Se os usuarios acharem isso, eu não farei nada, fico claro. Só quiz compartilhar a minha impressão.


    Se falarmos da divisão PT-BR / PT-PT, eu acho que não tem justificação: não vi nenhum thread onde os usuarios tivessem problemas para comunicar.

  • Creio a maior parte do tempo que as pessoas usam a portuguese area em questão de duvidas sobre o jogo em si, uma grande pagina de Dragon ball no facebook compartilhou o jogo pra muita gente, então tem muita gente nova, e isso explica a quantidade de pessoas que nossa comunidade tem, posso estar errado, mais organizar os tutoriais, evitariam muitos posts e muitos tópicos criados.

  • Creio a maior parte do tempo que as pessoas usam a portuguese area em questão de duvidas sobre o jogo em si, uma grande pagina de Dragon ball no facebook compartilhou o jogo pra muita gente, então tem muita gente nova, e isso explica a quantidade de pessoas que nossa comunidade tem, posso estar errado, mais organizar os tutoriais, evitariam muitos posts e muitos tópicos criados.


    Tem razão Sned: tem muita gente nova, que nunca jogou dbo ou nem um mmo. E para eles que esses stickies seriam feitos principalmente, os veteranos conhecem melhor o jogo e acho que também gostariam de um forum mais organizado.


    No ultimo mes teve ao redor de 35 threads novos ou ativos:
    -11 threads de bugs
    -10 threads de suporte (deletar personagem, postar imagens...)
    -7 threads de recrutamento ou procura de guild


    Os outros 7 threads são de builds/quests/imagens off-topic ou zueira essencialmente.


    A maioria desses bugs reportados foram bugs ja conhecidos, postados por usuarios bem novos. A mesma coisa aconteceu com os threads de suporte. Os threads de recrutamento tem poucas respostas e até foram repetidos, no caso da Guild SayanBlood.


    Com esse diagnostico simples, eu acho que com essa organização vamos conseguir o que você falou Sned:
    1) Achou um bug? Reporte ou pergunte aqui. Lista de bugs para consultar e postar.
    2) Precisa de ajuda? Tutoriais/Guias/FAQ DBOG. Traduzir e contribuir para criar um FAQ junto com tutoriais e videos criados pelos usuarios, para progressivamente evitar as preguntas repetidas.
    3) Procurando Guild? Lista de Guilds PT/BR. Cada guild faz uma mensagem descrevendo a guild e colocando os contatos do Guild Master e dos Jr Masters (no forum e in game) para entrar na guild.


    Numa utopia, 28/35 threads só seriam posts nesses 3 threads. Eu sei que não vai funcionar assim magicamente, mas ter as ferramentes seria um bom começo.

  • Isso mesmo =D
    3647ed7c013d11686a6cb3374dbf5fa5.jpg

  • A questão é essa mesmo, identificar o que está sendo mais comum e tomar as atitudes que possam melhorar no geral, muitas vezes é meio difícil mesmo evitar posts desnecessários, em alguns casos são pessoas novas no jogo, que não visitam o fórum ou jogam sozinhos e não tem alguém para perguntar algo.

  • The last reply was more than 365 days ago, this thread is most likely obsolete. It is recommended to create a new thread instead.

Participate now!

Don’t have an account yet? Register yourself now and be a part of our community!